Porque sentimos tanto sono?
outubro 06, 2014Este nosso Domingo de Outono foi passado entre rotinas caseiras, pois a menina da mamã foi tomada por um sono avassalador, tanto no período da manhã, como no período da tarde. As ideias de passeios foram colocadas em stand by pois o descanso é primordial. Conseguimos passar horas a olhar para ela tão tranquila. Também adoramos o ar ligeiramente estremunhado ao despertar, deixando-se rolar e ficar ainda deitada, que conseguimos captar na foto.
No entanto, não foi só a bebé que ficou envolta num manto de sonhos… Nós também ficámos cheios de vontade de dormir. Esta sensação é sempre habitual nesta altura do ano e quisemos perceber (um pouco melhor) porquê.
A principal razão está associada à redução do número de horas de luz que actua sobre o nosso organismo e no respectivo biorritmo, induzindo mais cedo a vontade de adormecer. O aumento de dias de chuva, em que não beneficiamos da exposição solar, também contribui para este efeito.
A descida das temperaturas conduz-nos igualmente a um abrandamento natural no “exercício” diário, pois passamos mais tempo dentro de casa. A par desta maior permanência dentro de portas, acresce o consumo de refeições mais calóricas e de digestão mais lenta [já penso nos fabulosos doces de Natal ;)].
Confesso que não tenho tido grande capacidade de contrariar esse abrandamento natural.
Também sentem o mesmo? Se tiverem dicas para um boost de energia, não deixem de partilhá-las connosco!
Até já [vamos só dormir um bocadinho ;)]!
2 comentários
Hmm... agora percebi :)
ResponderEliminar:)
Eliminar